Colunas Crônicas K

O poder da reciprocidade

Mútuo
(Foto: Divulgação)

Já parou pra pensar que se o mundo fosse formado de mais pessoas mútuas, que sabem dar e receber, com certeza teríamos menos decepções e mais amor pelo próximo? É certo que nem sempre estaremos disponíveis para os outros, mas uma hora você sentirá a necessidade de retribuir, seja com gestos ou palavras, e isso tem que ser natural e não apenas ajudar por obrigação.

No amor ou na amizade, os laços são formados por vários tipos de sentimentos, como respeito, compreensão, carinho e mutualidade, pois quando você percebe que está dando tudo de si para alguém e a pessoa não faz o mesmo, talvez seja a hora de você se afastar daquilo que não merece sua dedicação. Quantas mulheres se embelezam pros seus maridos, arrumam casa e almoço para o sujeito chegar bêbado e violento? Quantos casais estão juntos mas distantes pela falta de reciprocidade de um?

A questão é que não vale a pena estar ao lado de quem não sente o mesmo afeto que você, e talvez seja doloroso se afastar, pois nem sempre dá pra perceber quando alguém não tem os mesmos interesses e objetivos de quem tem. Você vale muito mais do que qualquer ingratidão, procure pessoas que querem sua felicidade e bem estar, e que são capazes de fazer os mesmos sacrifícios que você faria por eles.

Kant descreveu a reciprocidade como a capacidade intelectual através da qual se torna compreensível a relação entre dois ou mais elementos do mundo comum, mutuamente percebidos no espaço, de aspecto e forma integrantes, ou seja, a relação mútua deve existir para que ambos não se sintam deslocados (nem quem sente demais e nem quem sente de menos.)

Sempre temos que lembrar de quem somos e do que somos formados, então não pague ingratidão com sacrifício, nem falta de interesse com amor. Valorize-se e ache as pessoas certas para partilhar do sentimento recíproco, porque a vida vale mais a pena quando se tem do lado pessoas que te querem bem com uma intensidade imensa.

 

*Karla Sthéfany é jornalista e fotógrafa do Fama VIP Online. “Crônicas K” são quinzenais e as quintas-feiras.