Cultura

Parada do Orgulho LGBT de SP tem como tema o estado laico

parada-lgbt-sp
Marcas como Skol e Uber apoiam o evento
parada-lgbt-sp
Parada Gay de SP é considerados uma das maiores do mundo (Foto: Divulgação)

Confirmada para o próximo dia 18 de junho, a 21ª edição da Parada do Orgulho LGBT de São Paulo acontecerá num domingo, com concentração a partir das 10h em frente ao MASP, na Avenida Paulista. O tema da edição é “Independente de nossas crenças, nenhuma religião é Lei! Todos por um Estado Laico”.

O tema foi discutido no decorrer do ano em várias reuniões pela ONG APOGLBT SP, organizadora do evento, em parceria com muitas outras ONGs LGBTs e militantes independentes. O evento tem patrocínio da Skol e Uber.

Nossos principais inimigos hoje são os fundamentalistas religiosos, grupos de pessoas dentro de algumas religiões que insistem em nos condenar e retirar direitos já adquiridos. No Congresso Nacional, por exemplo, o debate sobre a criminalização da LGBTFobia é repleto de ataques de parlamentares da bancada religiosa e conservadora, muito dos quais utilizando-se de suas imunidades parlamentares para disseminar o ódio a uma parcela da população. Seus argumentos? Alguns citam suas visões de fé, como se estivessem em seus púlpitos e não em uma instituição que deveria garantir e se orientar pela laicidade, preconizada na Constituição Federal de 88.”, disse Claudia Regina, presidenta da APOGLBT SP.